• Luiz Pedro Rodrigues

Energia Solar: O futuro Sustentável


Ultimamente a Energia solar vem ganhando muita atenção por ser uma fonte de energia renovável que pode ajudar nas contas de luz tanto na sua casa como na sua empresa, mas você sabe como ela funciona e todos seus benefícios, nesse post vamos falar um pouco mais sobre essa forma de energia muito promissora.


Como o próprio nome indica, a energia é gerada a partir da luz solar que chega aos Painéis Fotovoltaicos (painéis escuros que você já deve ter observado em cima de casas) onde é feito a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Essa conversão acontece por causa da movimentação dos elétrons nas Células Fotovoltaicas, que normalmente são feitas por matérias semicondutores, nessa movimentação os elétrons são transportados até chegarem no campo elétrico, dessa forma gerando energia.

Desta forma não é necessário um sistema muito grande para se gerar energia, mas lembrando que a quantidade de energia gerada sempre depende da quantidade de luz solar que ela recebe por dia, em dias com muitas nuvens a produção de energia é reduzida.


Os benefícios não estão apenas limitados a questão financeira, mas também em relação a ambiental, sendo uma fonte de energia limpa (que não gera resíduos), e renovável.

Exemplo:

-Um sistema fotovoltaico padrão de 6kWp (que é o recomendado pela maioria das empresas para uma residência de tamanho médio) vai evitar a emissão de gases poluentes durante toda a sua vida útil de 30 anos, equivalente a plantar árvores em 10 campos de futebol inteiros!

-O mesmo sistema também economiza água equivalente a 6 piscinas olímpicas em comparação a um Hidrelétrica.

-E em torno de 500.000km rodados de gasolina.

-Assim levando a economia de R$ 250.000,00 ao longo de 30 anos de sua vida útil, mesmo sendo um investimento alto no começo, mas compensando o seu preço ao longo do tempo, sem falar na baixa necessidade de manutenção.


Com os fatos mencionados anteriormente podemos ver que a atenção que a energia solar está ganhando é justificada pelos diversos benefícios em diferentes áreas, sendo as principais na financeira e ambiental, então estava pensando em investir em painéis para sua casa ou empresa? Esperemos que esse artigo tenha te ajudado a pensar no assunto. Vai lá no nosso insta e conta o que achou.



0 comentário