© 2019 Idealização e design by Marketing Automatiza Jr.

O que é uma Empresa Júnior?

Atualizado: 26 de Out de 2018

Uma empresa júnior pode ser definida como uma organização econômica, civil ou comercial sem fins lucrativos - gerida por estudantes de ensino técnico ou superior vinculados a uma instituição de ensino -, constituída para explorar um ramo de negócio, geralmente ligado a um curso específico, e oferecer ao mercado bens e/ou serviços.

As principais diferenças entre empresas juniores e empresas sênior é o vínculo a uma instituição de ensino e que o total controle da administração empresarial é feito por alunos que integram a empresa júnior.

Destaca-se a independência dos alunos na administração da empresa. Não há a participação ativa de professores no empreendimento, somente acompanhamento, fazendo com que as decisões de gerência sejam tomadas pelos alunos e resoluções de problemas específicos da empresa sejam resolvidos pelos integrantes.

As empresas juniores contemplam benefícios não somente para os alunos que as compõe, mas também para a comunidade acadêmica e para empresas sênior. Os alunos se beneficiam com aprendizados sobre empreendedorismo e gestão e com conhecimento técnico específico da área da empresa – muitas vezes não desenvolvido bem durante o curso.

É notável o aprendizado sobre mercado de trabalho dos alunos, pelo fato de que é necessário lidar com clientes e desenvolver e vender projetos, ações que são de extrema importância para a preparação do graduando para o mercado de trabalho, a qual não é desenvolvida em sala de aula e é essencial para o aluno quando sai da graduação.

A comunidade acadêmica se beneficia pelo retorno da imagem institucional, pelo fato de que as empresas juniores divulgam o nome da instituição. As empresas seniores se beneficiam por contratar serviços de empresas juniores que têm como características a qualidade e o baixo custo, o que faz com que o serviço tenha excelente custo-benefício.


Davi Klein.