• Automatiza Júnior

Tipos de Automação Industrial

Quem se interessa por tecnologia e gosta de conhecer mais sobre as indústrias em geral sabe que a automação está ganhando cada vez mais espaço nesse mercado. É quase impossível pensar na linha de montagem de um automóvel sem todos os braços robóticos que participam do processo. E toda essa grande aplicação da automação nas indústrias se deve aos benefícios que ela traz, como aumento na qualidade do produto final, aumento na capacidade produtiva, diminuição de erros e entre outros pontos positivos.


Como cada indústria apresenta suas próprias características, nem sempre uma mesma aplicação funciona para mais de uma empresa, consequentemente não existe somente um tipo de automação industrial. Abaixo falaremos sobre os 3 principais tipos de automação industrial.



Automação Fixa


Denominada fixa pelo fato de ser o tipo menos versátil de todos, o que não torna menos útil ou importante. Se trata de equipamentos que são capazes de receber apenas uma configuração que, após sua instalação, não pode ser mudada. Com isso, eles exercem apenas uma função na linha de produção.

Normalmente são equipamentos que requerem um grande investimento, um bom planejamento para a sua aquisição e são usados durante um longo período. Muito comum em indústrias com uma linha de produção padronizada e de grande volume.



Automação Programável


Em contrapartida à automação fixa, a automação programável já apresenta uma maior versatilidade. Uma grande facilitadora para processos que realizam a produção de mais de um produto pois permite a programação do equipamento sem a necessidade de modificar a sua estrutura física.

Devido à essa possibilidade de configuração, este tipo de automação demanda um gasto de tempo para realizar as trocas. Além disso, a automação programável não é capaz de produzir em larga escala como a automação fixa, porém, ela é muito indicada para indústrias que fabricam seus produtos em lotes.



Automação Flexível


O outro tipo de automação industrial é a flexível, que serve como uma extensão da automação programável. Este sistema apresenta equipamentos de controle que realizam mudanças no produtos de uma maneira muito mais ágil e sem que haja uma grande perda de tempo nesse processo de mudança. Este tipo de automação industrial é o ideal para as empresas que necessitam produzir diversos modelos de produtos simultaneamente sem perder qualidade.



Como citamos anteriormente, cada indústria apresenta suas próprias características e somente conhecendo bem os tipos de automação é que ela será capaz de fazer a escolha correta na hora da aplicação. Ainda não sabe qual destas se adéqua melhor a sua empresa? Clique AQUI para conversarmos mais sobre o assunto.


Para mais conteúdos como este, nos acompanhe no nosso Facebook, Instagram, Linkedin e leia as outras publicações no nosso Blog. Até mais!





© 2019 Idealização e design by Marketing Automatiza Jr.